Como trabalhamos?

1 -  Como as feridas devem cicatrizar?

A cicatrização de feridas é um fenômeno complexo que envolve a produção endógena (interna do organismo) de células para a cicatrização, o tratamento da patologia (doença) que causou a ferida e, juntamente com isso, a aplicação de coberturas de última geração (curativos) que têm por objetivo manter o ambiente ideal para e divisão celular e manter, de forma continuada, a multiplicação de células dentro da ferida.

2 - Princípios de cicatrização das feridas

A cicatrização ocorre de forma interativa com o organismo, conforme explicado no item 1, sendo necessário a utilização de nutrientes que proporcionem e acelerem a produção celular e também a aplicação da terapia tópica. O curativo ideal deve manter a umidade da lesão, proporcionando o ambiente ideal para a cicatrização e permitir a limpeza e remoção de debris sem destruir as células neoformadas.

A terapia tópica consiste na limpeza das lesões, realização de desbridamento e aplicação da cobertura. A indicação da terapia varia de acordo com a origem, a localização e o tamanho da ferida. A seleção do tipo de cobertura é realizada com base em suas propriedades físicas (mecanismo de ação), que proporcionam a aceleração do processo de cicatrização conforme o estágio em que se encontra a ferida.

As coberturas são alteradas durante o tratamento conforme o progresso da cicatrização, assim como o tempo de troca dos curativos, podendo chegar a um troca por semana.

 

3 - Como é o tratamento especializado e personalizado de feridas da SoCurativos?

A SoCurativos é 1ª clínica especializada no tratamento de feridas crônicas de Minas Gerais. Portanto, por trabalharmos especificamente com este tipo de patologia, obtemos sucesso em praticamente TODOS os tratamentos que realizamos.
O tratamento SoCurativos é destinado às seguintes lesões:
- úlceras venosas;
- úlceras arteriais;
- úlceras associadas a anemia falciforme;
- úlceras neuropáticas;
- pé diabético;
- mal perfurante plantar;
- feridas cirúrgicas, como deiscências de sutura e derivadas de amputações;
- úlceras por pressão (lesões na região sacral, trocantéricas, calcâneo) ou em outros locais do corpo em que haja proeminências ósseas e, por falta de movimentação e perfusão local, evoluam para feridas;
- queimaduras de 1º, 2º e 3º graus;
- feridas oncológicas (câncer);
- dermatites;
- feridas infectadas e todos os outros tipos de lesões cutâneas.

O tratamento SoCurativos consiste na:

1 - Avaliação criteriosa do portador da lesão;
2 - Avaliação específica da lesão;
3 - Indicação de dieta personalizada para acelerar a produção celular;
4 - Terapia tópica (cobertura) apropriada para o tipo específico de lesão e seu estágio evolutivo.

Para a obtenção da cicatrização completa é necessário a associação de todos estes fatores sob o acompanhamento do profissional estomaterapeuta (especialista em feridas).

As lesões são fotografadas periodicamente e enviadas para o e-mail do cliente e/ou profissional responsável pelo cliente (médico ou enfermeiro). Com esse diferencial tecnológico todos os familiares e profissionais responsáveis pelo acompanhamento do cliente podem acompanhar o processo de cicatrização até a cura da ferida.

1- Como é o tratamento especializado de feridas na SoCurativos para pacientes portadores de estomas (colostomias, ileostomias, urostomias, gastrostomias, jejunostomias, cistostomias etc)?

Estoma é uma palavra de origem grega que significa abertura ou boca. São resultado de procedimentos cirúrgicos e podem ser definitivas ou temporárias, conforme a patologia do paciente.
Os estomas são realizados para exteriorizar órgãos, como intestino e ureter, para o desvio de fezes e urina, geralmente em pacientes portadores de câncer de intestino, obstrução intestinal, diverticulite, traumas abdominais que atingem o intestino e aparelho urinário, má formação intestinal, câncer de bexiga dentre outras patologias.
Nestes casos, o paciente utiliza, por um tempo determinado ou de forma permanente, dispositivos coletores de fezes ou urina (bolsas de estomias (também denominadas ostomias) que permanecem aderidas ao abdômen do paciente, sendo esvaziadas conforme a quantidade de fezes ou urina produzidas e coletadas nestas bolsas.
Sendo necessária a utilização destes dispositivos, principalmente das bolsas coletoras, é muito comum que esses dispositivos sejam inadequadamente fixados, o que traz muitos e graves problemas aos ostomizados. Dentre os problemas mais comuns estão o vazamento de fezes e/ou urina, o descolamento súbito das bolsas do abdômen com derramamento de excrementos, as lesões na pele em que as bolsas estão aderidas, o que impede a fixação de outra bolsa.

As principais complicações relacionadas às estomias são:
1 - Dermatites;
2 - Lesões pseudoverrucosas (verrugas que sangram em volta do estoma);
3 - Necrose do estoma;
4 - Descolamento mucocutâneo dentre outros.

A SoCurativos realiza o atendimento personalizado e especializado para estas complicações através da indicação de dispositivos coletores, principalmente bolsas coletoras de última geração que evitam vazamentos, descolamentos da pele, liberação de odores. As vantagens são que tais dispositivos serão trocados com menor frequência, garantindo menores chances de problemas com a pele local e, consequentemente, menores custos e melhor qualidade de vida, mensuração do estoma, recorte correto da placa adesiva e aplicação personalizada à situação específica de cada paciente.

Realizamos o tratamento das complicações da pele em volta dos estomas para que as bolsas fixem adequadamente, evitando vazamentos e/ou descolamentos, o que permitirá que o paciente tenha uma vida social absolutamente normal.

Quando o assunto é estomia, a ideia principal é SEGURANÇA PARA A QUALIDADE DE VIDA. O portador de estomia pode e deve ter uma vida social ativa, o que inclui trabalho, diversão, pratica de esportes, participação em eventos sociais, festas, viagens etc.